Edição 03
Mar/Abr
2024

Bahiagás. Maior empresa pública de gás natural

Foto: Arquivo Bahiagás

Na trilha da notícia

Em 2024, a Bahiagás comemora os 30 anos do início de suas operações, em 1994. Com os atuais 78 mil clientes e quase 1.200 quilômetros de rede, tornou-se a maior concessionária pública de gás natural canalizado do país e a segunda maior entre públicas e privadas.  A Companhia de Gás da Bahia é uma empresa de economia mista, sob a administração do Governo da Bahia, tendo também como acionista a Mitsui Gás e Energia do Brasil.

 “Vamos completar três décadas de uma trajetória de crescimento e sucesso”, afirma a diretora Técnica e Comercial, Larisse Stelitano. “Nós transformamos a vida de pessoas, gerando emprego, renda, qualificação profissional, sustentabilidade e investimentos”.

A companhia conquistou tamanho destaque trabalhando sempre com foco em suas diretrizes estratégicas de interiorização e massificação do uso do energético, competitividade e inovação. Assim, ampliou, com eficiência, o atendimento à demanda de gás natural nos diferentes segmentos de mercado (industrial, comercial, residencial, automotivo e termelétrico).

“Nada se conquista sem um time grande. Alcançamos muitos êxitos e, juntos, vamos muito mais adiante”, reforça o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza. “Hoje, fornecemos o gás natural para usos diversificados, como climatização de ambientes, aquecimento de água e cocção de alimentos, inclusive para equipamentos sociais, como hospitais, escolas, universidades e todos os grandes shoppings de Salvador”.

Gavazza lembra, ainda, que a Bahia, “mais do que nunca”, tornou-se um polo de movimentação do gás natural. O estado possui a Bacia de Camamu, nicho de produção offshore (no mar) do energético, o Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), que interliga as duas regiões e quatro pontos de entrega (Itabuna, Eunápolis, Mucuri e Itagibá), permitindo a expansão de atuação para o Sul e Extremo Sul do estado e, mais recentemente, para o Sudoeste

Responsabilidade socioambiental

A Bahiagás aumenta, a cada ano, os investimentos no incentivo a iniciativas de ampliação das oportunidades para a população e patrocina diversos projetos culturais, sociais, esportivos, acadêmico-científicos e ambientais.

No Carnaval de Salvador, por exemplo, patrocina o tradicional Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar, além de blocos afros e atrações sem cordas. Já na área esportiva, sempre apoiou atletas baianos de destaque, como o ex-maratonista aquático Allan do Carmo, e o campeão de parajiu-jitsu Igor Nogueira, atleta autista tricampeão mundial na modalidade.

Desde 2007, patrocina o trio elétrico que mudou a história do Carnaval da Bahia/ Foto: Arquivo Bahiagás
Campeão mundial de maratona aquática Allan do Carmo, um dos primeiros patrocinados/ Foto: Arquivo Bahiagás

No campo da sustentabilidade ambiental, movimenta 6,6 milhões de m3/dia de gás natural, o que representa 1,2 milhão de toneladas de CO2 evitado, correspondendo a um plantio de 8,4 milhões de árvores. Não só distribui um energético menos poluente, como ainda desenvolve programas Educação Ambiental, Resgate de Fauna e Flora, além do Monitoramento, promovendo um manejo adequado de animais e plantas durante as obras de
interiorização.

Maior duto do Nordeste

O principal projeto em andamento é o Duto de Distribuição de Gás Natural do Sudoeste: 306 km de extensão, o maior duto de distribuição do Nordeste e o segundo maior do Brasil, interligando 12 municípios, de Itagibá a Brumado, passando por Jequié, Maracás e outras oito cidades da região.

Ainda em 2023, foi assinado um contrato de expansão do fornecimento de gás natural, envolvendo a Bahiagás, a Petrobahia e a distribuidora GNLink, para a construção e operação de uma unidade de processamento e distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Gás Natural Comprimido (GNC) em Itabuna, no Sul da Bahia, tendo como foco os mercados industrial e automotivo. 

A interiorização da distribuição de gás natural contribui para a redução de emissões de gás carbônico, além de servir como matéria-prima para diversas indústrias, especialmente na produção de fertilizantes.

De olho no futuro

Em 2022, a Bahiagás lançou uma chamada pública de biometano, mapeando seu potencial energético, transformando um município do sertão nordestino em um município verde, totalmente atendido por biometano. O projeto também transforma um trecho da BR-407, sentido Juazeiro-Feira de Santana, em um corredor sustentável. “A Bahiagás estima investimentos de R$ 60 milhões em infraestrutura, na construção de 40 km de rede de distribuição”, afirma o diretor Administrativo e Financeiro, Luciano Ribas.

A Bahiagás segue inovando na transição energética de baixo carbono. A Bahia já possui o Atlas de Energia Solar, o Atlas de Energia Eólica e o recentemente anunciado Atlas do Hidrogênio Verde. “Iniciativas como essas, associadas à capacidade que a Bahia tem de produzir energias renováveis, deixa o estado na vanguarda da transição energética integrada e sustentável”, enfatiza Luiz Gavazza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

O maior programa de sustentabilidade do Brasil. Foca na conservação, preservação, segurança hídrica e inovação. Vai beneficiar 14 milhões de baianos, em todo o estado.
Saiba como fazer a tradicional Canjica, um dos pratos preferidos na farta mesa junina da Bahia, onde não pode faltar, milho cozido, amendoim, cuscuz, pamonha, munguzá, bolo de milho ou de aipim, um bom licor
Esmola Cantada para São Cosme e Damião, uma tradição popular mantida pelos devotos dos santos gêmeos em algumas regiões do Recôncavo Baiano