Edição 02
Set/Out
2023

Carta da Redação

Depois de conseguir excelente repercussão com a sua primeira edição, que focou na história do bicentenário do 2 de Julho, a mais importante data cívica dos baianos, VivaBahia chega, neste outubro ensolarado de primavera, enriquecida com a beleza, os bastidores, os segredos da Ilha de Itaparica, onde tomou uma saideira no bar do Espanha, com o seu mais nobre representante, o consagrado João Ubaldo Ribeiro.

E do azul do mar da ilha, a joia mais preciosa da Baía de Todos-os-Santos, VivaBahia viajou para percorrer uma trilha sob o sol escaldante do sertão profundo e contar um pouco da fascinante saga de violência, amor, vida e morte de Lampião e Maria Bonita na Bahia, com o luxuoso auxílio da jornalista e escritora Adriana Negreiros. História em boa parte vivida no cenário arrebatador do Raso da Catarina, região mais árida do estado, onde ainda vivem a onça parda, o veado Mazama e o azul que se destaca é o da arara-azul-de-lear.

Além de belas fotos de Agliberto Lima, VivaBahia ainda traz pra você um texto exclusivo do jornalista, poeta e compositor Braulio Tavares, ilustrado por Setúbal que, oportunamente, incluiu no seu desenho Gabriel García Márquez, fazendo uma ponte entre a genial criação de Braulio e o mestre do realismo fantástico.

Tudo isso e muito mais na revista impressa e no site vivabahia.com.br. Muita coisa para ler, discutir, repercutir, compartilhar, enquanto aguarda a última edição do ano, novembro/dezembro, que vem aí com a luz e o calor do verão da Bahia.

Césio Oliveira
Diretor de Redação